quinta-feira, 25 de agosto de 2016

4 GRANDES erros cometidos na sua Web Radio

4 GRANDES erros cometidos na sua Web Radio

Todo mundo que trabalha com web rádios já fez ou ouviu a seguinte pergunta: Porque algumas rádios tem audiência e outras não? Qual o segredo para atrair ouvintes, seguidores e fãs para sua web rádio?
Ou ainda: O que estamos fazendo de errado? O que estamos deixando de fazer?
Vamos escrever motivos claros que levam uma web rádio a não conseguir audiência, e até mesmo a perdê-la.

Motivo 1: Programação ruim

Vamos ser direto: As pessoas se conectam a uma web rádio para ouvir rádio. Ponto.
E aqui temos o primeiro grande problema. Algumas web rádios simplesmente tem uma programação ruim, e em algumas horas do dia, nem programação tem.
E programação ruim é principalmente uma programação sem foco. Seus ouvintes gostam de rock e você toca funk, ou o contrário. Isso não funciona. Não tente agradar todo mundo. Selecione um público alvo, e crie uma programação adequada para este público. Você precisa oferecer aos seus ouvintes o que eles querem ouvir.
Além disso, sua web radio precisa ter programação boa 24 horas por dia.
Claro, não precisa ser ao vivo. A maioria dos serviços de web radio contam com painéis de Auto DJ, que permite a você agendar uma programação. Assim você pode preencher o quadro de horários, e transmitir sua web radio 24 horas por dia.

Motivo 2: Problemas com o website

Toda web radio profissional tem um site. Mesmo que se possa ouvir a rádio de outras formas, é no site que estão as principais informações. É no site que está a lista de programas, informações sobre locutores, horários, etc. Ou pelo menos, deveria ter isso no site.
O primeiro grande problema com o website, é quando ele não é compatível com celulares. Ou compatível, porém muito mal adaptado. Pense comigo: Celular é o principal meio de acesso a internet do brasileiro segundo IBGE. Então:
Seu site precisa ser perfeito para o celular!
Segundo problema: Seu site não tem conteúdo!
Alimente o seu site. Traga informações. Coloque clipes, envie textos. Deixe sua programação visível. Tenha algo no seu site para o seu público interagir com você, como pedido de músicas.

Motivo 3: Redes Sociais

Desde que rádio existe, é clara sua função social. A rádio além de informar e entreter, sempre serviu para interagir pessoas. Hoje, a melhor forma de fazer isso é através das redes sociais.
Por incrível que pareça, algumas rádios simplesmente não estão nas redes sociais!
Isso é matar a audiência. Sua rádio precisa estar pelo menos no Facebook e Twitter.
Crie o perfil da sua rádio no Twitter. Siga seus ouvintes e os alimente com informações.
Crie a página da sua rádio no Facebook. Algumas empresas compartilham inclusive um player de rádio que toca dentro do Facebook. Faça isso!
Responda todas as mensagens dos seus ouvintes. Interaja com eles.
Uma dica é criar um programa ao vivo, em que seus participantes participem mandando tweets ou interagindo na sua página do Facebook. Tente isso também!

Motivo 4: Web radio Grátis

O fato de se ter um serviço grátis, não é motivo para perder audiência por si só. Mas na prática, esses serviços não atendem as necessidades de uma web radio profissional. Vou listar os motivos:
1. A grande maioria desses serviços não oferecem possibilidade de domínio próprio (sua rádio não terá o nome do seu site).
2. Qualidade ruim de áudio ou limitação de ouvintes
3. Quedas. É comum esses serviços terem interrupções sem aviso prévio.
4. Publicidade. Quase todo serviço grátis tenta ganhar dinheiro colocando publicidade indesejada no seu site.
5. Ausência de suporte.
Listamos rapidamente 4 problemas de web radios grátis. Se quer ter um serviço de web radio profissional, já sabe que esse não é o caminho.

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