terça-feira, 31 de julho de 2018

O que é uma web rádio? Descubra aqui!

Você não consegue ir para o trabalho de carro ou de ônibus sem colocar sua playlist preferida? Está sempre ligado nos lançamentos na rádio para não perder as novidades?  Então, vamos apresentar uma nova forma de curtir as músicas e programas, sobre a qual você talvez já tenha ouvido falar, mas ainda não sabe muito bem o que significa: rádio na internet. Afinal, o que é rádio web?
A rádio web é uma forma de se conectar com emissoras de qualquer localidade e quando quiser por meio de streaming de áudio pela internet. Assim, você pode ter acesso a inúmeras estações de rádio que não conseguiria ouvir em um contexto tradicional.
Além de tudo isso, para que uma web rádio entre em funcionamento, são necessários poucos equipamentos para uma grande qualidade de transmissão. Quer saber mais?
Siga conosco e veja mais diferenças entre a web rádio e as rádios tradicionais, o que é necessário para começar uma e mais detalhes sobre essa forma de ter contato com o mundo todo!

O que é rádio web e quais as diferenças da rádio comum?

Quando você liga seu rádio, tem acesso apenas a algumas estações, que sintonizam as ondas eletromagnéticas em sua cidade ou região. Já na web rádio, o sinal é transmitido pela internet e qualquer pessoa com um computador e, claro, com acesso à internet, pode ter acesso a ela por meio de MP3, OGG, WMA, RA, entre outros.
Nesse sentido, com a rádio comum, você fica limitado a estações próximas, que, muitas vezes, nem costumam tocar as músicas que realmente gosta de ouvir, ou tem que esperar horas de uma programação que pode não ser do seu interesse.
Nas rádios na internet, por outro lado, você consegue achar exatamente o estilo de música ou programação que você quer ouvir e quando quiser. Assim, nem precisa se preocupar em montar grandes playlists dos seus estilos de músicas favoritos, ou ouvir programas desinteressantes. É só sintonizar na rádio! Isso sem falar que você mesmo pode transmitir, personalizando a rádio com a sua cara!

Quero ter uma rádio web agora mesmo! Por onde começar?

Como falamos acima, a web rádio exige menos equipamentos do que você imagina! Os primeiros e mais básicos são um computador e uma conexão à internet, assim como microfones e fones de ouvido, que, provavelmente, você já tem em casa.
Além disso, um local para montar seu “estúdio” é importante para sua organização e a profissionalização do negócio. Tenha em mente, portanto, que é possível começar apenas com esses requisitos, ou seja, sem gastar quase nada de dinheiro!
Claro, existem também alguns outros equipamentos mais técnicos, como a mesa de som e softwares de transmissão, que você pode adquirir após um tempo, caso queira tornar o serviço mais profissional e aprender mais sobre transmissões com qualidade.

Quais os outros motivos para utilizar uma rádio web?

Além dos benefícios de ser acessível para muitas pessoas do mundo todo, demandar um investimento inicial baixo e, ainda assim, ter uma boa qualidade de transmissão, a rádio web também pode ser utilizada para fins comerciais!
Isso mesmo, seja ao divulgar seus produtos ou serviços, seja ao atrair empresas interessadas em anunciar na rádio, você pode ganhar dinheiro por meio dela. As pessoas realmente levam em conta o que leem na internet e, além disso, levam mais em conta ainda o que elas ouvem. Por isso, deve-se investir tempo para oferecer conteúdos interessantes para seu público-alvo. Assim, poderá garantir que busquem ouvir constantemente o que você tem de melhor.
Agora que já sabe o que é rádio web e quais são os equipamentos necessários, já pode colocar isso em prática. Uma rádio na internet tem um alcance muito melhor, você pode acompanhar outras rádios e ouvir suas músicas favoritas, podendo ainda criar uma e transformar seu hobby em algo rentável, atrair anunciantes e quem sabe até mesmo conquistar pessoas em todo o mundo!
Gostou deste post? Para entender melhor sobre web rádio, serviços de streaming, suas vantagens e como implantá-los, acompanhe nossos conteúdos e siga-nos no Facebook!

COMPARTILHAR ISSO

Author:

0 comentários: