sexta-feira, 2 de abril de 2021

Rádio Comunitária e Rádio Comercial: Entenda as Diferenças


Há mais de um século, o rádio é um dos principais meios de comunicação do Brasil. Mesmo o desenvolvimento tecnológico não descartou essa plataforma, uma das mais famosas e respeitadas, que pode ser social ou comercial. Você conhece as diferenças? A comunidade de rádio presta serviços à comunidade e deve ser atendida pela associação em local apropriado, com proibição total de publicidade. Por outro lado, o rádio comercial pode usar publicidade. Essas emissoras podem transmitir qualquer tipo de programa, de notícias a música e entretenimento. Quer saber mais sobre isso? No texto de hoje, vamos destacar as diferenças mais marcantes entre as duas linhas de remetentes. Confira!

Legislação


As estações de rádio comunitárias só podem operar mediante apresentação por diretores de endosso de capacidade. As partes interessadas não podem participar de outras entidades que prestem o mesmo serviço na comunidade. Além disso, não podem manter laços partidários ou religiosos e devem estar localizados na área onde a atividade ocorre. Por fim, as lideranças ainda precisam morar na região de atuação da emissora, sendo necessariamente brasileiras ou naturalizadas.

As rádios comerciais devem ser premiadas antes de serem transmitidas. O leilão é organizado pelo Ministério das Comunicações. Poderão participar nesta seleção autoridades públicas, empresas privadas e fundações. Quem apresentar um pedido de abertura de uma estação comercial não pode cooperar com nenhuma outra entidade para o mesmo fim. Você ainda precisa estar em dia com a justiça e também ter a cidadania brasileira. Após possível aceitação, o interessado deverá apresentar as condições financeiras e técnicas para a realização da prática radiofônica.

Propaganda


Nenhuma rádio comunitária pode ser endossada por patrocínio comercial direto. No entanto, o chamado "apoio cultural" é permitido. Em outras palavras, este suporte cobre os custos de transmissão de um programa específico ou de todo o programa da emissora. A estação receptora só envia mensagens institucionais do parceiro, sem falar em qualquer serviço ou produto do parceiro. Se assim não fosse, haveria concorrência desleal com o rádio comercial. Afinal, as emissoras com fins lucrativos devem pagar impostos por suas atividades, tendo em vista que têm total liberdade para usar a publicidade.

Programação


As emissoras orientadas para a comunidade estão comprometidas em fornecer programas de informação e entretenimento com foco na cultura para influenciar positivamente o espírito da comunidade. Preconceitos sobre cor da pele, gênero, posição social, opinião política e religião devem ser repugnantes. Dar grande importância aos problemas locais é outra tarefa do rádio nesta categoria. Oferecer serviços públicos e encontrar soluções para os problemas da comunidade são outros elementos importantes. Não é por acaso que as emissoras para esses fins são consideradas instrumentos de democratização. Já a rádio comercial tem muito mais liberdade na escolha do programa. Notícias de saúde, política, esportes, economia e entretenimento costumam ser as mais comuns, mas também há aspectos culturais e educacionais. Nesse tipo de emissora, não há vínculo com organizações sociais.

Limitações


As estações de rádio comunitárias não podem usar os programas de outras estações simultaneamente, exceto no caso de requisitos governamentais. Por exemplo, a disseminação de seitas e doutrinas também é proibida. A restrição das emissoras dirigidas pela comunidade tem algumas percepções públicas, como as pessoas tratando-as como imigrantes ilegais. Na verdade, uma vez legalizados, esses meios de comunicação prevalecem do ponto de vista social. Em geral, as rádios comerciais têm mais prestígio. As estruturas físicas tendem a ser maiores e a grade de programação oferece um conteúdo mais atraente para o público em geral. Além disso, os especialistas recebem um salário maior.

Como vimos no texto de hoje, esses dois tipos de emissoras de rádio são completamente diferentes, embora representem a sobrevivência do meio por tanto tempo. Se o seu objetivo é abrir o remetente, vale a pena considerar o que lemos aqui para eliminar o risco de erros ao longo do caminho. Então você gostou do texto? Que tal compartilhar nas redes sociais e mostrar aos seus amigos as principais diferenças entre a rádio social e a rádio comercial?

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