sexta-feira, 2 de abril de 2021

5 Dicas para escrever texto para locução


A preparação do texto radiofônico leva em consideração a particularidade desse meio de comunicação. O trabalho editorial do telejornalismo se baseia apenas no som, e não tem o apelo de nenhuma imagem ou gráfico, por isso é preciso ter um cuidado redobrado ao fornecer as informações e a linguagem utilizada. Para melhorar a qualidade do seu texto, separamos algumas técnicas. Verificação de saída!

1) Escreva como você fala

Na maioria dos casos, ouvir é mais informal do que ler. Você pode se imaginar conversando com alguém enquanto escreve. Portanto, você naturalmente usará palavras menores, frases mais coloquiais e frases curtas.

2) Chegue ao ponto rapidamente

Quando você grava um arquivo de áudio, não tem muito tempo para resolver o problema. Você deve chegar lá rapidamente e então perder o público. Concentre-se no conteúdo mais importante em termos simples. Alguns profissionais dizem que isso é "simplicidade inteligente".

3) Fale a uma só pessoa

Ao lidar com o texto do anúncio, prefira a forma singular. Por exemplo: "Você faz parte desta história": dizer isso no plural dá às pessoas uma sensação de amplitude, um tanto geral, mas quanto mais íntima a mensagem, mais resultado será. “Você faz parte dessa história”: o singular traz intimidade e intimidade.

4) Calcule o tamanho do texto

Você não quer que o locutor pareça um comentarista de corrida. A regra de ouro para calcular o tempo é que o narrador lerá cerca de 100 palavras em 1 minuto. Se você quiser que o texto dure um minuto, considere em 100 palavras. Você também pode considerar 14 linhas de texto = 1 minuto de leitura.

5) Use o silêncio

O silêncio do áudio é como um vazio. O público precisa de tempo para processar o conteúdo oral e imaginar o que está sendo dito. Você pode fazer pequenas pausas no script para indicar onde o locutor deve parar, e as pausas frequentes também darão tempo para adicionar outros elementos, como efeitos e vinhetas. O silêncio é seu amigo. Use-o com sabedoria.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: