sexta-feira, 2 de abril de 2021

7 dicas para você cuidar melhor da sua voz

 

1. HIDRATAÇÃO






Beber muita água é uma obrigação.


Tenha em mente que a água que você bebe agirá hidratando sua boca e garganta, mas nunca as pregas vocais (imagens ao lado). Sabia disso? Isso ocorre porque elas estão acima da traqueia e a água desce pelo esôfago, mas a hidratação ajuda a lubrificar todo o organismo e é claro que as pregas vocais

também são beneficiadas, pois nelas existe um muco fino que colabora para que seus movimentos sejam plenos, ou seja, um organismo desidratado torna esse muco espesso, e isso, por sua vez, faz com que as pregas vocais trabalhem mais para executar os devidos movimentos e vibrarem. Além disso, nessas condições, teremos ruídos indesejáveis na voz.


2. INALAÇÃO DE VAPOR


Você deve ter visto ou mesmo usado um inalador de vapor. Este dispositivo é ideal para pessoas que vivem em áreas muito secas. Você pode usar a inalação de solução salina. Fonos e otorrinos recomendam que você não use nenhum tipo de mentol ou substâncias semelhantes.


Como fazer?


Inspire pelo nariz e expire pela boca. A frequência ideal é 2 vezes ao dia durante 5 minutos. Se você não quer investir neste tipo de equipamento, o vapor dos chuveiros quentes também é um bom lembrete.


3. EVITE O RESSECAMENTO DA VOZ


A desidratação não é a única causa do som seco. Ar condicionado, álcool, bebidas ácidas, café, balas e drogas como anti-histamínicos e congestão nasal também são barreiras importantes para vozes saudáveis. Evite esses fatores que podem tornar sua voz seca e difícil de usar. Se isso acontecer com frequência, consulte um médico e verifique seus hábitos diários.


4. TEMPERATURA DE LÍQUIDOS  


Sempre, em nosso alerta de saúde de voz, pressionaremos esta tecla. Você sabia que pode ser muito prejudicial fazer uma pausa para o café durante um dia agitado? Além do efeito de secagem do café, existe também o problema da temperatura do líquido.

Um locutor que se preza deve evitar líquidos quentes ou gelados. O ideal é consumir água, chá, suco, etc., em temperatura ambiente.


5. POUPE SUA VOZ


O tempo extra gasto falando ao telefone pode colocar muita pressão em sua voz. Se possível, é melhor enviar um e-mail ou mensagem instantânea. Em jogos de futebol, atividades familiares, você costuma falar muito alto? Na sua região faz frio, você se preocupa em envolver o corpo todo, mas esqueceu de cobrir o pescoço? Tenha cuidado ao usar ferramentas de trabalho, uma atitude simples fará uma grande diferença e salvará sua "biblioteca de voz".


6. DIETA E REFLUXO


Certos tipos de alimentos podem afetar diretamente o som. Evite alimentos que contenham derivados do leite, pois eles aumentam a espessura do muco, como mostramos acima, e podem prejudicar o funcionamento do som, assim como os alimentos condimentados e ricos em gordura. O ideal é namorar regularmente com fono e otorrino e nutricionistas, que podem colaborar para deixar sua voz sempre impecável.

A dieta está ligada ao refluxo. Sintomas que incluem sensação de nódulo ou dor na garganta ao engolir, laringite, rouquidão, azia ou gosto azedo na boca é recomendável que consulte o médico o mais rápido possível.


7. SONO


Um sono reparador, que repõe nossas energias e nos deixa descansados contribui diretamente com o estado vocal.

Ao acordar, é normal que o som se aprofunde, o que se deve à retenção de líquido nas membranas mucosas ao redor das cordas vocais. Depois de 30/40 minutos de fala, a voz volta ao seu padrão usual, se dormirmos bem essa situação com certeza vai acontecer com mais facilidade, porque ao contrário, um bom sono vai deixar a voz mais sombria ou até rouca o dia todo. Nesse caso, o método ideal é buscar ajuda especializada para auxiliá-lo na manutenção de suas principais ferramentas de trabalho.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: