sexta-feira, 2 de abril de 2021

6 dicas para atrair mais ouvintes para sua rádio na Internet


A internet trouxe novas oportunidades para profissionais dos mais diversos setores. Ainda mais notícias chegaram ao setor de comunicações, incluindo o rádio na Internet, que está se tornando uma alternativa cada vez mais viável para substituir ou entrar no meio tradicional para aqueles que não tiveram a oportunidade. Porém, toda oportunidade traz consigo um grande problema: a busca constante por atenção. Como todos têm voz, a competitividade é muito alta e todos buscam se destacar. Então, vamos ver 6 dicas sobre como atrair mais clientes para sua rádio na Internet.

1 - Conheça seu público


Um dos maiores clichês do marketing moderno funciona perfeitamente nessa situação. Todo conteúdo é para alguém; portanto, conhecer seu público é o mais importante. O objetivo deste exercício é fornecer exatamente o que ele espera e se comunicar com ele de uma forma natural e positiva.

No caso da rádio na Internet, esta comunicação é tanto mais importante quanto na verdade é comunicação. Você estará literalmente falando com seu público, por isso é importante conhecê-los para saber com quem está falando e que idioma usar.

Conhecer seu público é dividido em duas partes principais. Um é mais pragmático quando você coleta informações como faixa etária, nível de educação, sexo e estado civil. Porém, para ser ainda mais preciso na comunicação, o rádio deve construir uma persona.

Esse conceito, emprestado do marketing digital, permite que você construa um personagem semi-astuto que o ajudará a tratar seu público de maneira ainda mais pessoal. Você conhecerá seus hobbies, ambições, preocupações e desejos para construir um diálogo ainda mais próximo.

Dessa forma, é muito mais fácil ter uma comunicação positiva com seu público, que percebe que seu conteúdo é realmente feito para ele. Essa personalidade resulta em uma chance muito maior de atrair pessoas que estão genuinamente interessadas no que você tem a dizer.

2 - Não mantenha a rádio apenas na rádio


A rádio na Internet é uma ótima maneira de alcançar seu público, mas definitivamente não é a única. A Internet oferece oportunidades tão amplas de envolver os ouvintes em uma conversa que não usá-los é uma grande perda.

Acima de tudo, quase todo mundo usa a rede social. Seja o Facebook que tem um apelo mais geral, o Instagram que é usado pelo público mais jovem, ou mesmo o LinkedIn que tem um alcance mais profissional se a rádio corresponder a esse perfil.

As redes sociais são uma ótima maneira de garantir que sua rádio seja assistida pelo público, e também de abrir um ótimo canal de interação. Podem ser feitas perguntas para que os comentários sejam lidos no ar, dando ao seu conteúdo o que todo produtor precisa: interação e engajamento.

Um blog também é uma ótima maneira de aumentar seu alcance e credibilidade, além de ser um ótimo lugar para complementar seu conteúdo. Por exemplo, se um visitante ou apresentador sugere uma receita, os detalhes podem ser vistos no blog.

3 - Tenha um aplicativo


Essa é outra forma de expandir o escopo da transmissão online, mas é tão importante que vale a pena resolver por conta própria. Um smartphone é um dispositivo que permite que a maioria das pessoas passe quase todo o tempo conectadas, e ter um aplicativo com rádio pode tornar mais fácil ouvir em ambientes externos.

Seja na academia, mesmo passando roupas em casa, ou qualquer outra opção, o app é a maneira mais fácil de transmitir. Embora você possa escolher usar o site para ouvir no telefone, não é o ideal porque requer mais trabalho e o navegador pode não ser tão confiável.

4 - Use o vídeo


Parece contraditório que a transmissão online utilize vídeo, mas estes conceitos não são exclusivos, pelo contrário, complementam-se bem. Embora seu conteúdo principal seja sempre veiculado, principalmente considerando que o público gosta dessa opção por ser fácil de absorver a qualquer momento, o vídeo pode ser uma adição interessante.

Por exemplo, todo mundo gosta do backstage. Se um programa de rádio recebe convidados, a gravação rápida dos bastidores é uma boa maneira de atrair mais espectadores. O aspecto visual não deve ser perdido, mas deve ser usado quando surgem oportunidades apropriadas.

5 - Fique sempre atento a novidades


Todo mundo que está interessado em transmissão online é porque cresceu neste meio ou tem um interesse especial nele. Então você já sabe como "funciona" e como aproveitá-lo ao máximo. No entanto, embora a transmissão online tenha muitas semelhanças, ainda existem diferenças. Portanto, é um bom lembrete ouvir outras rádios online e entender como elas lidam não só com o meio ambiente, mas também para entender o público.

Como você interage com o público? Qual é a diferença entre notícias, música e entretenimento? E quanto ao idioma? Existe um foco ou alguns problemas resolvidos? Essas e várias outras respostas são importantes e determinar cada resposta pode ajudá-lo a encontrar a solução ideal para sua situação.

6 - Invista no Marketing


Conforme mencionado acima, algumas dessas técnicas emprestam certos conceitos do marketing. Finalmente, não há mal nenhum em usar estratégias de marketing para atrair mais públicos. em contraste.

Soluções como e-mail marketing provaram ser muito eficazes em vários campos e inúmeros negócios e, sem dúvida, serão muito úteis para transmissão online. Esta estratégia de marketing e várias outras estratégias de marketing podem ajudar sua estação de rádio a atrair mais públicos.

Essas técnicas são importantes para atrair mais ouvintes para o seu rádio. Com uma competitividade tão grande, não só na transmissão, mas também em atrair a atenção e o tempo dos ouvintes, é preciso trabalhar muito para criar e manter produtos de alta qualidade para que seu conteúdo possa atrair mais público.

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