sexta-feira, 2 de abril de 2021

As vantagens de ter uma Rádio Online


A transmissão online ou transmissão na web é uma forma de transmissão digital de áudio / som em tempo real por meio da Internet e de plataformas de mídia de streaming. Na verdade, o rádio é um dos canais de comunicação mais antigos e um dos primeiros a se tornar um meio de comunicação de massa. Atualmente, o canal ainda existe, mas foi completamente absorvido pelas ferramentas digitais.Como veremos, as ferramentas digitais podem ser usadas para transmissão de ondas eletromagnéticas e streaming online.

Em outras palavras, a transmissão online é um tipo de transmissão que usa a Internet para transmitir seu conteúdo. Esta nova forma de transmissão de áudio / som abre novas possibilidades para a indústria neste setor. Hoje em dia, de forma totalmente digital, os servidores podem ser usados ​​para transmitir programas ao vivo ou gravados na World Wide Web. Usuários da Internet em todo o mundo podem acessar este material.

Embora as atividades de transmissão realizadas na Internet não sejam regulamentadas e não exijam documentos, a transmissão de músicas e conteúdos gerados por obras de terceiros tem aumentado a exigência de pagamento de direitos autorais.No Brasil, o órgão responsável pela fiscalização é a Arrecadação e Centro de Distribuição (ECAD).

Qual a diferença entre a rádio digital e a rádio online?


Embora todas as transmissões online sejam digitais, esse não é o caso. Isso ocorre porque um número considerável de estações de rádio ainda está ativo por meio de ondas eletromagnéticas. A diferença do rádio analógico para o rádio digital é que para a transmissão são utilizados equipamentos mais complexos, que podem atingir maior qualidade de áudio (modulação de seqüência binária por meio da digitalização do sinal) e reduzir o consumo de energia, cobrindo assim uma área maior.

Embora todas as transmissões online sejam digitais, esse não é o caso. Isso ocorre porque um número considerável de estações de rádio ainda está ativo por meio de ondas eletromagnéticas. A diferença do rádio analógico para o digital é que para a transmissão são utilizados equipamentos mais complexos, que podem atingir maior qualidade de áudio (modulação de seqüência binária por meio da digitalização do sinal) e reduzir o consumo de energia da área de cobertura.Em outras palavras, em suma, embora equipamentos diferentes sejam usados, tanto o rádio analógico quanto o digital usam uma infraestrutura física volumosa (como antenas e torres) para transmitir seu conteúdo. A União Internacional de Telecomunicações está se concentrando na classificação dos modelos oficiais de rádios digitais usados ​​hoje. Atualmente, existem quatro modelos reconhecidos: Digital Radio Mondiale (DRM), HD Radio, Digital Audio Broadcasting (DAB) e Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial Sound Broadcasting (ISDB-Tsb).

Desses modelos, apenas dois são compatíveis com os padrões de transmissão brasileiros: DRM e HD-Radio. O primeiro é um conjunto de coleções de rádios digitais financiadas pelo consórcio de mesmo nome, formado por empresas privadas e rádios públicas. O segundo é propriedade da americana iBiquity.

Quais as vantagens da rádio online?


Na transmissão online, essa estrutura é totalmente virtual. Portanto, webcasting é uma boa forma de as empresas desse segmento de mercado cortarem despesas. O único custo é o servidor e a largura de banda da Internet. Além disso, não há necessidade de lidar com burocracias demoradas como o rádio digital. Para operar em diversas ondas eletromagnéticas, é necessário obter autorização específica da Administração Nacional de Telecomunicações (Anatel). Portanto, a radiodifusão na Internet considera a burocracia e o baixo custo como vantagens em relação à radiodifusão digital.

São tantos que muitos rádios transmitidos por ondas eletromagnéticas também fluem pela Internet. Dessa forma, as emissoras podem atingir um público maior sem exigir um investimento significativo. Com efeito, as empresas que conseguem difundir-se através destes dois métodos são as que detêm uma maior quota de mercado, pois visam simultaneamente os consumidores mais conservadores e modernos (em termos de tecnologia).

Sim, porque de fato, embora o rádio na Internet tenha um potencial de alcance maior (com um raio de alcance limitado) do que a transmissão por ondas eletromagnéticas, a lista de ouvintes nesta área de mercado não é muito confiável. A maioria dos consumidores de conteúdo de rádio ainda usa mídia analógica, como rádios físicos sintonizados em carros. No entanto, essa tendência tornou-se mais pronunciada em países com mais acesso à Internet, como os Estados Unidos. Portanto, a nosso ver, se for mantido o atual crescimento de internautas no Brasil, a base de ouvintes online se tornará cada vez mais, podendo até ultrapassar a base de ouvintes analógicos.

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