sexta-feira, 2 de abril de 2021

Por que medir audiência em rádio? Veja a importância e como fazer


Medir o quanto os ouvintes de rádio ouvem é essencial para sua sobrevivência em um mercado tão competitivo. O comportamento do consumidor mudou. Se os indivíduos costumavam transmitir com seus acompanhantes durante o trânsito e nos horários de limpeza, a Internet expandiu esse hábito e a competição aumentou como resultado. Se você está interessado em entrar nesse ambiente, você veio ao lugar certo. Saiba aqui porque a audiência é o indicador básico para garantir boas vendas e como fazê-lo. Siga-nos!

Qual a importância de medir audiência em rádio


Antes que as estações de rádio invadissem a Internet, as emissoras podiam escolher entre várias transmissões, oferecendo conteúdo comprometido ou seguindo um nicho de mercado específico. Dessa forma, independente do estilo musical, quem quiser ouvir pop rock, country ou new music saberá a freqüência exata de afinação. A popularidade da Internet mudou essa situação. Esses dispositivos são mantidos no carro, mas saem de casa e da sala do escritório.

O rádio começou a ganhar espaço na Internet, os jovens cansados ​​da produção normal de programas, se interessaram por tutoriais ainda desatualizados e começaram a popularizar os canais online, obrigando as rádios a publicarem seus conteúdos na Internet para atrair telespectadores.

Medir as audiências da transmissão pode garantir a sustentabilidade das emissoras. Saber se o seu público-alvo está satisfeito com o seu produto é importante para fornecer programas suficientes, atrair novos ouvintes e anunciantes e manter sua fidelidade. Para quem pensa no futuro, popularizar o seu rádio pode ser um grande evento musical. Além disso, manter o histórico desses dados é fundamental para viabilizar o festival para patrocinadores e parceiros.

Como medir a audiência em rádio


O primeiro passo é traçar o perfil do público. Ao considerar a criação de uma emissora, você pode ter que decidir a quem deseja fornecer a programação. Para determinar se você está realmente disposto a se envolver com essas pessoas, você pode usar incentivos, como fornecer programas que permitem que os ouvintes participem de solicitações de música via WhatsApp ou redes sociais, e dizer a que horas do dia a música será usada como a trilha sonora.

O Google Analytics também pode ser usado como uma ferramenta para medir as audiências de transmissão online porque pode mostrar o número de visitas ao site da emissora e quanto tempo elas permanecem na página. Para estações fornecidas pelo aplicativo, o número de downloads também deve ser incluído no pacote de dados públicos. Claro, nada pode impedi-lo de pesquisar usando o Formulários Google. Fazer pesquisas e compartilhar com o público-alvo é uma boa escolha, pois pode ser usado para entender a popularidade de sua estação de rádio e o desempenho de seus concorrentes.

Qual a relação entre o IBOPE e a audiência


Segundo o site oficial do Kantar IBOPE, a medição da audiência pode ser feita por meio de dois métodos: recall e web analytics.

Metodologia recall – retrospectiva: o respondente informa sobre emissoras ouvidas e jornais* lidos nas últimas 48 horas (ontem e anteontem), ainda que de vez em quando, nos últimos 90 dias.
Metodologia Web Analytics, o TagWave coleta todos os acessos ao player de sua emissora, oferecendo assim ampla base de dados, de fácil compreensão, para análise do consumo online e também da concorrência assinante do serviço automaticamente.

Você já percebeu como as ferramentas usadas para medir os ouvintes de rádio podem expandir sua estação e aumentar significativamente sua receita por meio de publicidade ou até mesmo de grandes eventos? Vale a pena planejar a abertura de um site online! A Bycast fornece serviços de streaming, broadcasting e transmissão de áudio pela Internet a preços razoáveis. Assine nosso boletim informativo e obtenha mais conteúdo relevante para construir sua estação de rádio online!

SHARE THIS

Author:

0 comentários: