sexta-feira, 2 de abril de 2021

4 dicas para se tornar um locutor ainda melhor


Um bom locutor é um locutor, não depende apenas de talento ou talento. No mercado de locução altamente competitivo, é essencial encontrar materiais de referência, observar outros palestrantes e aprender e aprimorar conhecimentos. Quer seja locutor de uma empresa de radiodifusão ou locutor freelance de um estúdio de áudio e produtora de vídeo, a curiosidade, a dedicação e o trabalho árduo são tudo de bom.

Segundo Karine Sandalo Nalesso, fonoaudióloga e mestre da UNICAMP, “o palestrante que deseja ser palestrante precisa ampliar suas possibilidades de comunicação e potencializar esse processo por meio de um trabalho personalizado e profissional”. No entanto, se você ainda não tem tempo (ou dinheiro) suficiente para iniciar a terapia da fala profissional, já existem algumas abordagens que você pode tomar (aí, você pode fazer isso confortavelmente em casa). É o fonoaudiólogo citado acima que dá as dicas.

1. Buscar novas referências vocais

Ouça outros locutores. Existem muitos locutores, dubladores, vídeos de empresas (organizações) no YouTube e opções para você ligar a TV e assistir a comerciais, documentários ... Preste atenção ao significado em cada frase. Como o ritmo, a velocidade e a entonação mudam. Como eles interpretam o texto. Por exemplo, como eles enfatizam ou estendem certas palavras. Essas sensações vão ajudar a aumentar seu repertório e aumentar a altura, o ritmo, a entonação, a velocidade e a possibilidade de interpretação na próxima gravação.

2. Permitir-se ao experimento e ao erro

Sério. Escute a si mesmo. Corrija-se. E grave novamente. Tente sair da sua zona de conforto e dos "padrões" do locutor. Altere o tom e a intensidade da gravação de voz para uma voz mais alta, depois mais sussurrada, depois mais amigável, depois mais suave, e então aplique pressão ... de qualquer maneira, teste-se. Conhecendo a si mesmo. Nunca pare de fazer esse tipo de exercício. Como anunciante, você só pode colher os benefícios sendo versátil e fornecendo novas oportunidades de interpretação para clientes ou contratados.

3. Ler em voz alta textos dramáticos, poesias, contos

Sim, não é fácil interpretar poemas, fábulas, romances ou contos. Mas este é sem dúvida um grande esporte. Como muitos locutores, essa tendência é apenas leitura, e perdeu completamente a oportunidade de dar vida às palavras no papel. Pense que o texto vem de alguém que deseja escrevê-lo, que se inspirou para expressar suas ideias, e sua presença permitiu que sua alma desabafasse a história. Muitos escritores, escritores e escritores ficarão ofendidos se não souberem nada sobre o trabalho que criaram dessa forma - isso está totalmente correto. E você não "mata" tudo pela leitura superficial, não é? Portanto, leia-o primeiro para entender o conteúdo deste artigo e entender seu início, meio e fim. Qual é a intenção do autor em cada parágrafo? Em cada cena? Em cada frase? Deixe-me repetir: dê vida ao texto. Procure as intenções do autor. Intérpretes

4. Gravar e ouvir suas leituras

Essa técnica complementa o conteúdo anterior e fortalece essas técnicas. Gravar e ouvir são os processos básicos para os palestrantes que buscam se desenvolver neste setor para estabelecer uma carreira sólida. Não seja preguiçoso, não. Certifique-se de ouvir e avaliar a si mesmo para descobrir onde a próxima gravação pode ser melhorada. Sempre anote seus "pontos fracos" e as críticas que recebe dos clientes, para que, quando lidar com eles mais tarde, também seja interessante.

No final, Fono disse: "Com essas pequenas mudanças, as oportunidades neste mercado competitivo estão se expandindo." E acrescentou: “Essa frase torna inabalável uma equipe vencedora. Isso não faz parte do mercado de trabalho atual. É preciso melhorar continuamente!”.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: