sexta-feira, 2 de abril de 2021

A IMPORTÂNCIA DE AQUECER A VOZ ANTES DA LOCUÇÃO


Antes de ir ao vivo, gravar áudio, ensinar ou cantar, você não só precisa rir, mas também aquecer sua voz. Para que tudo fique o mais próximo possível da perfeição em seu ambiente profissional, vamos explicar a importância do aquecimento vocal e dar algumas dicas simples para ajudar na sua saúde vocal.

Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, o valor calorífico do som não tem nada a ver com a temperatura, mas com a circulação sanguínea. Ativar o sistema circulatório de qualquer atividade é importante para um bom progresso na saúde física e ajuda no humor e na respiração diários. Nossas vozes não são diferentes. Para obter uma melhor expansão do som, além de muito treinamento e habilidades, você também precisa se aquecer e relaxar totalmente.

Não aquecer o som coloca em risco as cordas vocais humanas e, pior, você pode não conseguir aproveitar ao máximo o som. Normalmente, o aquecimento ajuda a pronunciar com mais precisão. Se o dicionário for o mais claro possível, as sílabas e todo o texto terão um bom desempenho. Outro fator que também pode interferir nessa articulação é a respiração.

O volume da fala, a fala e a técnica da fala estão completamente interligados com a respiração. Como existem muitos fatores que afetam um bom ritmo vocal, propusemos algumas técnicas básicas para tornar o efeito de voz excelente.

  • Nem sempre as pontuações do texto correspondem a realidade da locução, por isso é recomendado que: marque o texto com uma barra simples, para ajudar a identificar o momento de respirar rapidamente. E marque com duas barras para as maiores tomadas de ar;

  • Usar o soro fisiológico para limpar e hidratar as narinas ajuda a manter saudável as vias respiratórias. A vaporização também é indicada na hidratação das vias aéreas superiores e consequentemente das pregas vocais. Isso mantém o ar circulando com qualidade pelo nosso corpo e as pregas vocais vibram com mais qualidade;

  • Não se pode esquecer de relaxar as pregas vocais após os trabalhos. O desaquecimento vocal é tão importante quanto aquecer a voz. Na verdade, o relaxamento deve ser corporal, porque qualquer tipo de trabalho pode causar uma tensão em todo o corpo. Um simples bocejo é relaxante e é também considerado um exercício para a saúde vocal. Outra tática boa para descontrair a musculatura é ficar na ponta dos pés e esticar bem os braços, como se fosse tocar o teto. Isso estica os músculos e ajuda no relaxamento corporal;

  • E por fim, tente não pigarrear. O pigarro causa atrito nas pregas vocais. É importante verificar a causa deste incômodo que o leva ao pigarro. Refluxo, poluição e alergias são fatores que podem ocasionar esse desconforto.


O cuidado com a voz deve ser levado a sério, por isso a necessidade de um fonoaudiólogo é tão importante. Consultamos o Conselho de Fonoaudiologia da Maxcast, que nos orientou sobre o aquecimento recomendado. Todos os procedimentos de prevenção da fala são de responsabilidade do fonoaudiólogo. Portanto, preste atenção extra ao ler, assistir ou ouvir qualquer tipo de comando de voz ou exercício.

A vigilância pelo fonoaudiólogo é fundamental para a correta aplicação da tecnologia. Sempre que sua voz parecer desconfortável ou machucada durante o uso, isso significa que você precisa contratar um profissional, porque esse é o seu corpo dizendo que algo está errado.

SHARE THIS

Author:

0 comentários: